terça-feira, 25 de maio de 2010

A nova cara da C&A

Até bem pouco tempo a C&A era vista como um grande magazine, com certa (le-se: pouca) informação de moda porem com preço acessivel, direcionado para a classe C e com grande facilitador de credito.

A marca sofreu uma grande mudança em todo seu layout, seja em seu visual merchandising e principalmente em seu posicionamento junto ao consumidor. As lojas foram reformadas, com nova disposição de produtos e a C&A começou a fazer mini-coleções assinadas dentro do seu mix.

Suas mini-coleções passearam entre celebridades internacionais e estilistas brasileiros renomados, exemplo disso é Isabela Capeto, Reinaldo Lourenço, Fergie, Nicole Scherzinger, Beyonce e Alexandre Herchcovitch.

Assim como a C&A, outros magazines fizeram uso dessa estrategia é o caso de H&M. Quando fez parcerias com Jimmy Choo e Comme de la Garçonnes. Essas empresas fazem parcerias a grandes marcas ou a celebridades para terem sua imagem associada ao parceiro.

A C&A, como a H&M buscam com essa ação de marketing agregar valor a seus produtos, além da busca obvia por maiores vendas e lucros respectivamente.

Digamos entao que se trata de uma parceria feliz a todas as partes: Magazine, Celebridade / Estilista e Consumidor.


- Magazine: Tem sua imagem associada a um simbolo formador de opniao que vende e muito, pois faz uso da imagem elitizada de alguem ou algo bem aceito e posicionado no mercado.
- Celebridade /Estilista: Altos lucros com esse tipo de contrato de uso de imagem.

- Consumidor: O milagre da marca se faz onde o consumidor busca fazer parte de um grupo de distinção e prestigio, pela satisfação de desejos de status e auto-afirmação. Simplificando: Não posso comprar um vestido Reynaldo Lourenço na Bela Cintra, mas posso ir ao shopping Aricanduva e ser uma mulher Reynaldo Lourenço tambem, como as sandalias da coleção da C&A.

A C&A renovou e mudou sua imagem buscando ampliar seus negocios e agregar valor a sua marca. Apesar de uma marca ser uma estancia fragil, ela tambem pode ser muito poderosa quando bem promovida. (SEMPRINI, 2006).
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:
-SEMPRINI, Andrea. A marca-pós moderna: Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporanea. São Paulo: Companhia das Letras, 2006

Um comentário:

  1. essa mudança da C&A me causou um certo espanto no começo... mas é como a moda tem funcionado em determinados setores... Informações bacanas por aqui!

    ResponderExcluir